IMAGEM DOS POVOS apresenta

Histórias para Adiar o Fim do Mundo

de 09 de maio a 05 de junho – Brumadinho – MG

PROGRAMAÇÃO – LIVES

PONTO DE ENCONTRO BRUMADINHO

Após o rompimento das barragens de rejeitos de Fundão em Mariana e Córrego do Feijão em Brumadinho, cidades e  povoados de Minas Gerais  foram invadidos por placas sinalizando o perigo que as pessoas correm ao ter a mineração como vizinha . Perplexa, a população soube da existência de ao menos outras 364 barragens semelhantes, algumas totalmente abandonadas , com risco de rompimento pela negligência de seus proprietários e dos órgãos públicos responsáveis pela fiscalização da atividade minerária. Pelas estradas é possível ler : Ponto de Encontro, Rota de fuga, Perigo, Propriedade Privada, Entrada Proibida. À esta calamidade anunciada soma-se um estado de degradação ambiental alarmante que tem provocado epidemias, doenças, fome e miséria na população. As lives Ponto de Encontro são conversas sobre o que fazer diante  deste estado de  coisas.

Ponto de Encontro 1 :  Histórias para adiar o fim do Mundo

Dia 9 às 14h, domingo – abertura da Mostra 

O lider indígena, ambientalista, filósofo e escritor Ailton Krenak , do Território Krenak às margens do Rio Doce reflete sobre como salvar o planeta, a diversidade das espécies e a própria humanidade da destruição provocada pela ação humana. Em novembro de 2015 o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco Mineração S.A. um empreendimento conjunto da Vale S.A. com a anglo-australiana BHP Billiton atingiu o Rio Doce contaminado os 600 km da sua bacia e do seu entorno. Duas das maiores empresas de mineração do mundo são responsáveis por um dos maiores desastres ambientais do país. A longa noite colonial que trouxe para essas terras há 500 anos  o fim do mundo parece não acabar. A Live de abertura da Mostra é uma conversa entre os curadores : Tâmara Braga , Adyr Assumpção e Maiz d ‘Assumpção e Ailton Krenak sobre suas reflexões reunidas em dois livros: Ideias para adiar o fim do mundo ( 2019 ) e A vida não é útil (2020 ).

Ponto de encontro 2: Herança maldita –  mineração x comunidades

Dia 15 – às 10: 30 horas

300 anos de exploração minerária deixou um rastro de destruição ambiental e desigualdade social que culminou recentemente com a contaminação de duas grandes bacias hidrográficas: a do Rio Doce e do Rio Paraopeba. A vida nessas bacias corre sério risco de extinção. Os impactos da mineração no meio ambiente e nas comunidades onde se instalaram  é o tema dessa conversa que reúne o diretor do filme Herança Maldita, Tomás Amaral, Maria Teresa Corujo do Movimento pelas Serras e Águas de Minas Gerais (MovSAM), Jocely Andrioli , coordenadora nacional do  Movimento dos Atingidos  (MAB) , Juliana Deprá do Movimento pela soberania popular na Mineração( MAM) e Jesus Rosário da  Federação das comunidades quilombolas do Estado de Minas Gerais  N’golo .

Ponto de encontro 3 : Água – exploração, contaminação e escassez

A água é abundante no estado de Minas Gerais . Rios cortam o estado, cachoeiras e nascentes brotam por toda parte. Na nossa região o Parque do Rola Moça foi criado com o intuito de proteger os mananciais e garantir o abastecimento de água.  Entretanto a população corre o risco de ficar sem água potável. Nessa live vamos conversar sobre as comunidades em Brumadinho e entorno que estão sem água ou com risco de ficar sem água devido a contaminação e  rebaixamento do lençol freático.Em meio a essa situação a recente ativação da  Mina de Casa Branca/MGB na área de impacto do Parque do Rola Moça , a fábrica da Coca Cola em Itabirito , a Mina da Jangada / Vale e a ameaça da  megaconstrução de um  Rodoanel  na região agravam a situação.

Este ponto de encontro , com a participação de Poliana Valgas do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Paulo Rodrigues geólogo e  membro do   Movimento pelas Serras e Águas de Minas Gerais ,será mediado por Carol Moura do Movimento das Águas de Casa Branca .Também está prevista a participação de representantes  de atingidos de diversas localidades da região de Brumadinho e entorno.

Ponto de encontro 4 :  Fogo – Incêndios florestais  e mudanças climáticas. 

2021 faz dez anos do grande  incêndio do Parque do Parque do Rola  Moça. As brigadas formadas por moradores voluntários desempenharam um papel fundamental para proteger o parque. Nesses 10 anos, os incêndios florestais se intensificaram na nossa região,  no Brasil e em todo mundo, assim como  a necessidade de aprimoramento das brigadas  voluntárias . Essa live é uma conversa sobre os incêndios florestais,  a articulação das brigadas voluntárias, as atuações, e a relação dos incêndios nos  aquecimento global e nas mudanças climáticas. Estão convidados a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias ( RNBV) , Brigada 1 e Brigada Carcará  e Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais- Força Tarefa Previncêndio   e o  documentarista  Aragonez Fagundes do filme Guerreiros da Chapada.

Ponto de encontro 5 :  A Última Floresta 

No Dia Mundial do Meio Ambiente uma live sobre o filme A Última Floresta conta com a participação dos  realizadores  Luiz Bolognesi e  Davi Kopenawa.  A ocupação européia nos trópicos causou ao longo dos anos o  desaparecimento de  inúmeras espécies, florestas e ecossistemas inteiros . Vem de um dos povos originários que habita há mais de mil anos o norte do Brasil e sul da Venezuela  , os Yanomamis , o alerta dramático  sobre a aceleração da destruição da última grande floresta no planeta – a Amazônia. Suas vidas e suas terras estão ameaçadas pelas invasões de  garimpeiros e pela política do governo brasileiro que incentiva  o desmatamento e a exploração predatória.

📣Serviço:

ℹO que? Imagem dos Povos – Histórias para Adiar o Fim do Mundo

📆Quando? Mostra 09/05 a 05/06/2021

📆Live – Ponto de Encontro Brumadinho: dias 09, 15, 22, 29 de maio e 05 de junho

📌Onde? Local: youtube.com/imagemdospovos

Programação gratuita

ℹInformações? imagemdospovos.com.br

Projeto realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc – Lei nº 14.017/2020

0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *