IMAGEM DOS POVOS apresenta

Histórias para Adiar o Fim do Mundo

de 09 de maio a 05 de junho – Brumadinho – MG

IMAGEM DOS POVOS preparou para a edição deste ano, uma mostra com o tema Histórias para Adiar o Fim do Mundo. A mostra e o seminário acontecerão entre 09 de maio e 05 de junho de 2021(Dia Mundial do Meio Ambiente). Inspirada no livro “Ideias para adiar o fim do mundo” do escritor e ativista ambiental Ailton Krenak, a Mostra selecionou filmes que abordam a relação dos humanos com o planeta, suas ações predatórias e seus esforços para a preservação e manutenção da vida. Serão exibidas no total 36 obras de formatos, gêneros e duração variados, inclusive episódios de séries.A Mostra é gratuita e tem como objetivo estimular o debate sobre a preservação ambiental na cidade de Brumadinho e seu entorno.

Completa a programação 5 lives  com realizadores, ativistas ambientais e especialistas . 

Programação LIVE – Ponto de Encontro

09/05 domingo – 14:00  Abertura – Ponto de encontro: Histórias para Adiar o Fim do Mundo

15/05 sábado – 10:30 LIVE – Ponto de Encontro: Herança Maldita – Mineração x Comunidades

22/05 sábado – 10:30 LIVE – Ponto de Encontro: Água – exploração, contaminação e escassez.

29/05 sábado – 10:30 LIVE – Ponto de Encontro: Incêndios Florestais e Brigadas Voluntárias

05/06 sábado – 10:30 LIVE – Ponto de Encontro: A última floresta/ Dia Mundial do Meio Ambiente

O que é a Mostra?

IMAGEM DOS POVOS é uma Mostra Audiovisual Internacional realizada em múltiplas plataformas desde 2005 e está na sua 15 edição.

E por que Brumadinho ?

A cidade e seu entorno  tem sofrido ao longo dos anos com a ação humana predatória. Essa situação foi agravada com o rompimento da barragem de rejeitos de mineração da empresa Vale S.A no povoado Córrego do Feijão, em  2019, que ceifou a vida de 272 pessoas e contaminou pelo ao menos 300 km de extensão do Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do rio São Francisco atingindo 18 municípios e mais de um milhão de pessoas incluindo centenas de comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, silvicultores e pescadores artesanais.

Como reflexo do desequilíbrio ambiental a  população tem sido  vítima  ainda   de surto de dengue e febre amarela, de inúmeros incêndios florestais que atingiram o Parque Estadual Serra do Rola-Moça e de chuvas de volume anormal . Somou-se  a isso a pandemia de Covid 19 e mais recentemente o anúncio da construção de um rodoanel com os recursos que deveriam ser destinados à recuperação e mitigação dos danos causados pelo rompimento da barragem e que causará impactos ambientais devastadores e irreversíveis na região.

Como assistir?

As obras estarão disponíveis por no mínimo 24 horas e no máximo sete dias após o seu lançamento no canal da mostra no youtube ou no site.

Serviço:

O que? Imagem dos Povos – Histórias para Adiar o Fim do Mundo

Quando? Mostra 09/05 a 05/06/2021

Live – Ponto de Encontro: dias 09, 15, 22, 29 de maio e 05 de junho

Onde? Local: Canal da Mostra no YouTube bit.ly/imagemdospovos

Informações? imagemdospovos.com.br

Produção: T’AI Criação e Produção

Projeto realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc – Lei nº 14.017/2020.

#imagemdospovos #historiasparaadiarofimdomundo #aldirblanc #mudançasclimaticas #meioambiente #mineração #incendiosflorestais #contaminaçãodeaquiferos#ParquedoRolaMoça #Brumadinho

0

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *