Rui Santana (1960-2008) foi um  artista plástico inquieto, cosmopolita e antenado com os sinais do seu  tempo. Um amigo querido e  parceiro  na aventura das artes e da  vida. Incansável promotor das artes, incentivador do graffiti e do muralismo, deixou uma obra singular e variada em múltiplos suportes e  inúmeras contribuições às artes e à cultura, graças a sua  intensa energia e  ativismo.

Para essa exposição, a primeira realizada em 17 anos, fizemos um recorte na sua obra escolhendo pinturas à óleo que expressam sua relação com a natureza. Estão presentes suas pinturas de pássaros, um ícone do seu trabalho desde as primeiras obras, e as pinturas de  árvores e formas da natureza que compuseram sua última exposição criada no seu  Ateliê no Canto das Águas, na região do  Parque Nacional da Serra do Gandarela, onde  estabeleceu uma relação criativa visceral com a natureza  do seu entorno.

Rui  Santana está no Imagem dos Povos 2025  por sua obra,  por sua personalidade e força. Rui sempre inventando saídas, construindo possibilidades, instigando os encontros é exemplo a ser seguido nesse momento em que a vida no nosso planeta passa por grandes transformações e corre risco de extinção. Rui SalvaTerra cuidando da vida, fazendo arte, promovendo cultura e sendo solidário.

Adyr Assumpção, Maíz d’Assumpção e Tâmara Braga

Curadoria Imagem dos Povos
Brumadinho, setembro de 2025