2013

BannerVirtual

AFRICA, DIASPORAS, BRASIL

VIII Mostra Internacional Audiovisual

VIII Seminário Internacional Audiovisual

Belo Horizonte || 15 a 30 de junho
Online || 15 a 30 de junho

 

Ir a África é sempre bom. Seja atravessando o oceano ou sentado numa na sala de cinema, as paisagens africanas nos falam de maneira profunda.

Como humanos somos remetidos ás origens, como brasileiros nos encontramos com traços fundamentais da nossa formação e como seres do século vinte e um nos transportamos para a cena contemporânea, para o continente que recebe o olhar atento de todo resto do mundo como protagonista de mudanças radicais.

Ao apresentarmos um panorama do cinema feito nos dias de hoje na África e nas diásporas africanas construímos um rico mosaico que combina estes traços ancestrais, culturais e de futuro permeado pela indústria do audiovisual que cada vez mais se alimenta da diversidade e da pluralidade.


Seguimos a vocação de apresentarmos o novo, de novo. Insistimos na perspectiva de que é preciso conhecer o diverso e o original para se produzir o hoje. Assim as Áfricas chegam à cidade de Belo Horizonte. Não só a África Negra, aparentemente tão mais próxima de nós, mas o Magreb e o Machrek ,o poente e o nascente que vai do Marrocos ao Egito, passando pela Tunísia e Argélia . Também imagens do Indico, de Moçambique, Madagascar e Ilhas Mauricio. Fortes impressões da Etiópia no chifre do continente.

Nigéria, Senegal, Congo, Camarões, Burkina Faso, Níger, Angola, Haiti, Estados Unidos, Cuba e Brasil,um circuito que se retroalimenta e que neste momento vive novos encontros , na medida que nosso país se torna destino intencional de muitos, cujos ancestrais foram trazidos a força para cá.

Conhecermos e nos reconhecermos na sala de cinema é a proposta. Vislumbrar possibilidades futuras de criação conjunta, de coproduzir, correalizar, codifundir nossas imagens, entre nós, para nós e para todos.

Dedicamos esta edição à memória de Zózimo Bulbul, pioneiro na presença proativa do negro no cinema brasileiro e artificie da moderna conexão das artes e da cultura do Brasil, da África e das diásporas.

Estamos ai para os desafios.

Bem vindos ao cinema tenda terreiro do futuro.

Bem vindos ao IMAGEM DOS POVOS!

Bem vindos à Belo Horizonte!

Adyr Assumpção e Tâmara Ribeiro
Idealizadores e Realizadores
do IMAGEM DOS POVOS

Catálogo 2013