SEMBENE!


Quinta-feira, 22 de dezembro -20:30 – Em 1952, Ousmane Sembène, um senegalês estivador com ensino fundamental incompleto, começou a sonhar um sonho impossível: tornar-se o contador de histórias para uma nova África.

SEMBENE!

Programa: Programa 16

Ano/País/Duração: 2015, Senegal/EUA, 82min

Diretor: Jason Silverman e Samba Gadjigo

Diretores:
Samba Gadjigo é escritor, diretor e produtor. Diretor do documentário Making of Moolaade, é um dos maiores especialistas na vida e obra de Ousmane Sembene e autor da biografia “Ousmane Sembene: The Making of a Militant Artist “. Nasceu em Kidira, Senegal, estudou na Universidade de Dakar e na Universidade de Illinois, e é professor de Estudos Africanos e Francês no Mt. Holyoke College , desde 1986.

Jason Silverman é escritor , diretor e produtor. Produtor premiado (Olympia, Opening Night film, SXSW; Closing Night film, Slamdance; Sundance Channel; Shameless, Best Film, Great Plains Film Festival) . Produziu eventos de grande escala para o Smithsonian, Lensic Center for the Arts, Tribeca Film Festival e Lannan Foundation. Atualmente é diretor da Cinemateca no Centro de Artes Contemporâneas de Santa Fé e diretor Artístico do Taos Talking Picture Festival. Recebeu o prêmio de Excelência em Artes em Santa Fé em 2014, e é duas vezes Sundance Fellow.

Sinopse:

Em 1952, Ousmane Sembène, um senegalês estivador com ensino fundamental incompleto, começou a sonhar um sonho impossível: tornar-se o contador de histórias para uma nova África. Sembene! é um documentário que narra a inacreditável história do “pai do cinema africano”, novelista e cineasta autodidata, que lutou contra todas as chances por 50 anos para devolver as histórias africanas para os africanos. Selecionado pelo New York African Film Festival.

Classificação Indicativa: Livre

Local:

WEB disponível:

TV Assembléia:

Reprise:

BHNews:

Reprise:

Cine Humberto Mauro: Quinta-feira, 22/12 - 20:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *