Minas d’Aguas


Quarta-feira, 21 de dezembro – 17:30 – O documentário mostra os impactos gerados pela mineração nas comunidades, principalmente em relação à água, numa região de Minas Gerais/Brasil conhecida como quadrilátero ferrífero-aquífero.

Minas d’Aguas

Programa: Programa 16

Ano/País/Duração: 2016, Brasil, 22 min

Diretor: Danilo Siqueira

Diretor:
Danilo Siqueira é diretor cinematográfico, roteirista, montador, fotógrafo, diretor de arte, publicitário, designer e artista plástico. Dirigiu e produziu 4 curtas narrativos de ficção, e 3 documentários. Tem desenvolvido trabalhos audiovisuais com a ONG Amigos da Terra Brasil, sendo que está finalizando um documentário longa-metragem sobre a financeirização da natureza.

Sinopse:

O documentário mostra os impactos gerados pela mineração nas comunidades, principalmente em relação à água, numa região de Minas Gerais/Brasil conhecida como quadrilátero ferrífero-aquífero, onde já existem 45 minas de ferro a céu aberto, algumas com quilômetros de extensão, e onde a água está armazenada precisamente nas camadas de minério de ferro. A Serra do Gandarela é a última serra ainda intacta e, assim, um grande reservatório de águas de qualidade que fluem para o Rio Piracicaba (bacia do Rio Doce) e para o Rio das Velhas (bacia do Rio São Francisco), onde uma única captação de água abastece cerca de 60 % de Belo Horizonte, capital do Estado, e cerca de 41% da sua região metropolitana, com uma população de quase 6 milhões de habitantes. O filme traz uma grande reflexão sobre o tema e lança uma pergunta: O que é mais importante, o minério ou a água?

Classificação Indicativa: Livre

Local:

WEB disponível:

TV Assembléia:

Reprise:

BHNews:

Reprise:

Cine Humberto Mauro: Quarta-feira, 21/12 - 17:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *