Mario Wallace Simonsen – entre a Memória e a História


Quarta-feira, 21 de dezembro – 18:30 – Neto de imigrantes ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi um dos maiores empreendedores brasileiros sendo considerado um nacionalista e democrata.

Mario Wallace Simonsen – entre a Memória e a História

Programa: Programa 16

Ano/País/Duração: 2015, Brasil, 100 min

Diretor: Ricardo Pinto e Silva

Diretor:
Ricardo Pinto e Silva é diretor e produtor paulista. Em 1990, estreou como cineasta com a comédia “Sua Excelência, o Candidato”. Desde então já participou de 23 longas-metragens, dezenas de curtas e filmes publicitários, tendo trabalhado com Guilherme de Almeida Prado, Bruno Barreto, João Batista de Andrade, Renato Aragão, Sérgio Rezende, Aníbal Massaini, Flávio Migliaccio, Walter Lima Jr e Gustavo Lipztein. Em 2016, Ricardo Pinto e Silva associou-se à escritora Elaine Elesbão para a adaptação de suas obras literárias, a trilogia "A Escalada de Eva", para série de televisão, e "Risco Calculado", para cinema. Participou do IMAGEM DOS POVOS 2010,2012 e 2013.

Sinopse:

Neto de imigrantes ingleses, Mario Wallace Simonsen (1909-1965) foi um dos maiores empreendedores brasileiros sendo considerado um nacionalista e democrata . Dono de um conglomerado de mais de 30 empresas, destacando-se a Panair do Brasil, a TV Excelsior, a Wasim e a Comal, maior exportadora de café do país, foi atingido duramente pelo Golpe de Estado de 1964. Se o esforço da ditadura em destruí-lo é evidente, os motivos para isso são menos óbvios e envolve desde deputados do Congresso brasileiro agindo como lobistas a serviço de conglomerados internacionais que disputavam o mercado de grãos até interesses dos novos donos do poder por suas empresas na área de comunicação e aviação. A perseguição que sofreu ,culminado com sua morte, foi reconhecida pela Comissão Nacional da Verdade em 2014.

Classificação Indicativa: Livre

Local:

WEB disponível:

TV Assembléia:

Reprise:

BHNews:

Reprise:

Cine Humberto Mauro: Quarta-feira, 21/12 - 18:30

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *