Iemanjá: Sabedoria ecológica do coração do Brasil, narrado por Alice Braga

Segunda-feira, 19 de dezembro – 18:00 – Um documentário sobre o conhecimento da tradição espiritual brasileira do Candomblé, seus desafios e conquistas sociais e culturais, baseada na sabedoria da terra, contada através das vozes de suas líderes.

Iemanjá: Sabedoria ecológica do coração do Brasil, narrado por Alice Braga

Programa: Programa 16

Ano/País/Duração: 2015, EUA/Brasil, 52min

Diretor: Donna C. Roberts e Donna Read

Diretoras:
Donna Carole Roberts é a produtora/diretora com diversas produções nos Estados Unidos e Canadá. Donna trabalha entre a América do Norte e Brasil desde 1997, quando participou do Fórum Rio+5 sobre sustentabilidade. Mais recentemente ela produziu o documentário para Associação Mulheres pela Paz sobre o fim da violência doméstica. Donna também produziu o documentário ganhador do Prêmio Telly para Sea of Uncertainty (Mar de Incertezas) sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México (WGCU Public Media.). Com um mestrado em Ciências Ambientais, a sua tese era baseada no trabalho de mulheres brasileiras como ativistas e educadoras sócio-ambientais e tem como objetivo agregar suas vozes ao discurso global sobre educação ambiental.

Donna Cooper- Read é uma renomada e premiada diretora e editora canadense. Seu trabalho mais conhecido é chamado de Goddess Trilogy (National Film Board of Canada), esta trilogia é composta dos filmes: Goddess Remembered, Burning Times, e Full Circle. Vinte anos depois, Goddess Remembered continua a abrir festivais de cinema no mundo todo, enquanto a trilogia é também uma importante ferramenta utilizada na educação formal e não-formal. Donna também dirigiu Signs Out of Times, um documentário sobre a polêmica antropóloga Marija Gimbutas e Permaculture: The Growing Edge, com Starhawk.

Sinopse:

Um documentário sobre o conhecimento da tradição espiritual brasileira do Candomblé, seus desafios e conquistas sociais e culturais, baseada na sabedoria da terra, contada através das vozes de suas líderes. O Candomblé é chamado de a religião da natureza, suas crenças, rituais e remédios medicinais dependem do acesso ao mundo natural. Suas divindades, Orixás são: Iemanjá, a deusa do Mar; Oxum da água doce; Iansã do vento e das tempestades; Oxóssi da floresta; Ossain das folhas sagradas; Xangô dos raios, do trovão e do fogo;Oxalá , criador do mundo e da atmosfera ,dentre outras . O Candomblé e a natureza são inseparáveis. O cenário principal é a cidade de Salvador, o maior porto de escravos do “novo mundo” e o coração do Candomblé. A maioria dos membros do Candomblé são mulheres, e as líderes, são conhecidas como Mães de Santo e Iyalorixás. Narrado pela atriz brasileira Alice Braga. Selecionado pelo New York African Film Festival.

Classificação Indicativa: Livre

Local:

WEB disponível:

TV Assembléia:

Reprise:

BHNews:

Reprise:

Cine Humberto Mauro: Segunda-feira, 19/12 - 18:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *